Numatic Portugal – Olhar para 2015!

Numatic Portugal – Olhar para 2015!
Numatic Portugal
In Datas, Destaques

Numatic Portugal – Olhar para 2015!

 

No final de um ano é sempre altura de olhar para trás e concluir com alguma reflexão o que correu bem, o que poderia ter corrido melhor e ajustar a trajetória para o ano seguinte.

A Numatic Portugal nasceu em Maio de 2015! Um projeto iniciado de raíz com profissionais que trabalham no setor há diversos anos, com um total de experiência acumulada superior a 100 anos!

Numa start-up tudo tem que ser criado o que representa sempre uma oportunidade de o tentarmos fazer bem e com as reflexões necessárias a otimizar a atividade (e algumas dores de cabeça da implementação e crescimento…)!

 

Instalações

O primeiro desafio consistiu na descoberta de umas instalações que servissem os nossos propósitos em conseguir conjugar num único local um conjunto de características especiais para a nossa atividade, tais como escritórios, espaço logístico, reparação de equipamentos, zona de lavagem, etc. Após alguma procura e com a ajuda do Sr. Guimarães, nosso senhorio e que nos apoiou exemplarmente nas nossas pretensões, decidimos localizar a nossa sede no Centro de Negócios da Maia sito na Rua Albino José Domingues, 581, 4470-034 Maia.

 

Produtos

A Numatic Portugal fabrica diversas máquinas de limpeza tais como lavadoras aspiradoras de pavimentos, aspiradores comerciais e industriais, lavadoras de alcatifas e estofos, rotativas e enceradoras monodisco, trolleys e carros de limpeza, entre outros. A Numatic representa ainda outras marcas como a Dulevo vendendo varredoras aspiradoras e a AlcorNordeman que fabrica produtos químicos de limpeza profissional. A Delfin fabrica excelentes aspiradores industriais de grande porte. Uma nota final para as marcas que representamos de equipamentos urbanos como Mazzocchia, Tenax e Longo, entre outros, cujos produtos comercializamos em Portugal (varredoras urbanas, RSU’s, etc).

O desafio da equipa consistia em tornar a Numatic Portugal num fornecedor com soluções globais de limpeza incorporando novas gamas de produtos, pelo que decidimos expandir a nossa gama de referências e introduzir diversos consumíveis (papel, luvas, sacos de lixo, etc.) e materiais de limpeza na nossa atividade. A ideia é complementar a oferta aos nossos clientes visto ser uma solicitação que nos é dirigida!

 

Rede de Distribuição e Parcerias

A Numatic Portugal não vende os seus produtos diretamente a cliente final tendo sido um dos principais objetivos de 2015 a constituição e desenvolvimento de uma rede de parceiros que demonstrem a capacidade de suportar a marca em todo o território nacional, comercialmente e a nível de assistência técnica. Assim foram selecionados os parceiros que considerámos adequados tendo existido uma boa receção à estratégia da Numatic para Portugal. Adicionalmente, ficámos bastante contentes com o interesse demonstrado pelos nossos parceiros e troca de ideias para melhorarmos a presença da marca no nosso território. A difusão e sucesso da Marca baseia-se em processos comerciais que assentam no pilar mais importante: confiança. Esse é o nosso bastião e trabalhamos diariamente para melhorar e dinamizar o sucesso comercial dos nossos parceiros.

 

 Serviço ao Cliente

O processo de serviço ao cliente foi analisado e encontra-se em fase de melhoria por incorporação de todas as etapas de resolução no nosso CRM. Pretende-se assim um serviço ágil e no melhor interesse do cliente em que qualquer dos nossos colaboradores está a par do processo quer esteja no escritório ou on the go. A mobilidade dos processos empresariais é hoje um requisito e está presente em todos os nossos processos. Por isso dizemos que temos uma empresa verdadeiramente móvel baseada na Cloud. 

 

Sistemas de informação

Sem informação não se avança e decide-se pobremente pelo que é uma área em que este primeiro ano não poupámos esforços! Agradecemos em especial à Xsoft pelo apoio na implementação do ERP Primavera, ferramenta fantástica que nos coordena e facilita a atividade. Comercialmente apostamos no CRM que se destaca há vários anos seguidos como a melhor ferramenta comercial: Salesforce.com. No Salesforce registamos toda a nossa atividade comercial e é uma verdadeira peça central da nossa estratégia pois mais que uma ferramenta, obriga-nos a repensar a forma como trabalhamos e a colocarmos o cliente onde ele tem verdadeiramente que estar: no centro da nossa atividade!

A implementação de uma ferramenta CRM permite-nos investir tempo a criar valor. Não há reuniões para avaliar o ponto de situação de propostas ou negócios. Não há reuniões para analisarmos atividade comercial. Isso é gerido online no Salesforce. O nosso tempo é investido a planear, melhorar processos e potenciar o marketing da empresa. Este ano a prioridade esteve em analisar o processo de lead generation e implementar diversos canais que potenciam a captação de contactos e de negócio para a empresa.

Não podemos deixar de dar uma nota importante à empresa Step Ahead Consulting por todo o apoio dado no processo de implementação da ferramenta CRM e conselhos úteis para a nossa atividade.

2016 será o ano do Marketing e de implementar inovações para o setor! Fiquem atentos à nossa marca!

 

Site

Atualmente quem não está na net não existe! Está provado para diversos setores de atividade que o processo de pesquisa do comprador é feito online e só após análise de diversas alternativas é que os diversos players são contactados e a aquisição ocorre, na maioria das vezes, offline. Assim, desenhar, criar e implementar o nosso site foi talvez o maior desafio do presente ano e necessário para termos uma presença online, como marca e como empresa.

Criar um site significa muito planeamento e depois um processo de execução detalhado pois tudo tem que ser feito a pensar no passo seguinte. Um site está sempre inacabado. Há sempre espaço para melhoria, o que se torna necessário é que os processos principais possam ser aplicados e estejam previstos à partida. O nosso site ainda é muito recente mas já com um tráfego de entrada que nos satisfaz e que pretendemos incrementar nos próximos meses.

Agradecemos à MM+A Branding a elaboração do nosso site e todos os conselhos dados considerando as nossas expetativas. A equipa da MM+A foi bastante atenciosa às nossas crescentes solicitações e conseguiu incorporar todas as ideias e necessidades no resultado final.

 

Equipa

Nenhum projeto se faz sem uma equipa sólida e confiante na estratégia definida para a empresa. A Numatic Portugal iniciou a sua atividade com 10 colaboradores que juntos provam que o global é mais do que a soma das partes. A tarefa de iniciar uma atividade desde ground zero não é fácil e é necessário ter elementos proativos, interessados e resilientes. Proativos porque não esperam que se lhes diga o que fazer em seguida. Interessados porque é um projeto fantástico para o qual foram escolhidos pelas suas capacidades complementares. E resilientes porque… a capacidade de resiliência torna-se essencial para o processo de implementação, que tem avanços e recuos mas em que o sentido estratégico da marcha já se encontra definido.

 

 

Desejamos a todos um Feliz Ano Novo e um Excelente 2016 para cumprirem os vossos objetivos! Da nossa parte estamos entusiasmados para criarmos novos processos na nossa atividade e conseguir proporcionar a melhor experiência possível aos nossos clientes!

Comentários (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*